sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pelos corredores da Unila

Desde o começo das aulas no corredor que dá acesso as salas de aula podiamos escontrar obras de um artista feita com colagens. Numa ultima parede havia o título "Poetas da América". Eu me dei conta que não conhecia nenhum. Na verdade não tinha certeza se todos eram poetas ou aquela ultima parede apenas. Muitos dias me vi tentando descobrir com o pessoal quem eram as pessoas ali retratadas. Não tinha idéia de muitos, mas tinha certeza que uma imagem era do Pelé, outra do Airton Senna e mais alguns chutes. Bem eram chutes e chutes bem feios para ser sincera. Já que na exposição que houve posteriormente descobri que sim todos eram poetas latino-americanos. Ou seja, só constatei o fato que realmente não conheço nada de poesia latino-americana. Na verdade não conheço quase nada de literatura latino-americana (com pouquissimas exceções como alguns autores brasileiros e Eduardo Galeano). Nem mesmo cinema até mesmo brasileiro nesse caso. Ou seja, meu conhecimento da parte artistica e cultura da área é praticamente nulo. Há sempre o lado bom de se constatar isso, poder trabalhar para mudar essa falha. Que eu possa nesse anos da Unila e em todos outros aprender muito dessa riquissima cultura e deixar de ser uma habitante totalmente alienada da cultura que a cerca.

Deixo algumas fotos da exposição, as duas ultimas são da exposição




. Esqueci de citar a exposição se chama“Poetas de América”, do artista equatoriano Javier Guerrero.

Fonte: Unila (site).UNILA promove exposições sobre história e poesia da América Latina na Cúpula Social do Mercosul. 14 dez. 2010. Disponivel em: Acesso em: 04 fev. 2010.

8 comentários:

Jhonata disse...

Ah é, não era o Pelé?

kkkk

ótima post Rosane!

Só lembrando, agora a palava "unileiros" está no cache do google. =]

LAU disse...

O grande escritor e poeta Edson Arantes do Nascimento, hauhauhauahaua...
Brincadeiras a parte, será que vao colocar legendas para que saibamos com certeza quem é quem nos belissimos quadros?
Lau

Andrey Santos disse...

é so levantar um pouco os quadros lau,
tem uma breve biografia atras,

LAU disse...

olha só que coisa! nunca tinha pensado nisso..rsss
valeu Andrey!

Alexandre disse...

Eu realmente não sabia disso também
haha

Unknown disse...

E eu tentando advinhar quem era...rsrsrsrs

Andrey Santos disse...

HAHA, eu conversei com o cara que fez os quadro e tal. Ele flw que a ideia era ter um mini biografia a vista tbm, mas que ia ficar pra dpois,
mas atras de todas as peças tinha um papel ja com uma breve biografia.

Ele disse que ele uns amigos do MST, que fizeram a parada toda, ele colando e os cara faziam o desnho no computador.

Rhaifran Roberth disse...

Oi galera, sou maranhense com orgulho e fui aprovado para o curso de Ciencia Politica e Sociologia. Entendo um pouco da atual situação dessa universidade, pois fiz o ensino médio no Instituto Federal do Maranhão por 2 anos no campus da UEMA, enquanto o prédio estava sendo construído. Fiquei muito feliz por ter passado, não tenho certeza se irei pois sentirei muita saudade de minha cidade, estou tentando convencer meus familiares, preciso de informações sobre a moradia, alimentação e transporte que a instituição oferece para os alunos, pois não tenho condições financeiras de viver de aluguel aí em Foz...
alguem q tiver a informação de como funciona peço q me mandem um email: rhaifran@gmail.com
abraço a todos!

Postar um comentário