quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Unila : o começo da experiência

Seguindo o exemplo da Nath queria contar um pouco da experiência antes da Unila e o que me levou a realizar tamanha mudança. Levando em consideração que está próximo o momento em que muitas pessoas terão que realizar esta escolha também, cada escolha é única e muito pessoal.
Eu estava com 21 anos (ainda estou) e com uma carreira ótima por terminar. Estava no ultimo semestre já iniciado de Engenharia Ambiental, no final do ano seria uma engenheira. O trabalho de conclusão de curso já estava bem encaminhado, o estágio faltavam poucas horas, o ultimo termo tem as matérias bem especificas e os professores já te consideram praticamente formados. Estudava numa universidade particular com bolsa integral pelo vestibular, tinha companheiros de classe que convivia mais tempo do que com a minha familia (passava das 7h30 da manhã até ás 23h muitos dias). Morava na casa dos meus pais e estava no ponto de reflexão do que faria com minha vida a partir dali, que destino eu estava realmente tomando.
Sempre fui apaixonada por meio ambiente, me partia o coração ver tantos descuidados com o que temos de tão importante a nossa volta, já que sem tudo que a natureza oferece não estariamos nem sequer vivos. Queria contribuir de uma forma. Os problemas que o Brasil passava, sua falta de integração latino-americana me preocupavam porque juntos podemos fazer muito. Não queria ter apenas ideias ou criticas queria realizar ações.
A Engenharia Ambiental se tornou uma verdadeira paixão. Muitos pensariam que a deixei porque não gostava, estariam duplamente errados primeiro porque não a deixei (só adiei o término) segundo porque a amo. Mas estudar numa universidade particular tiveram muitos empecilhos, projetos que não são apoiados, coisas que você não consegue nunca tirar do papel, porque muitas vezes a maior preocupação é te fornecer um diploma. E bem eu aprendi muito, mas aquilo já não me satisfazia para o que queria para o meu futuro.
Conheci a Unila numa visita a Itaipu e foi amor a primeira vista. Deixar a casa, a família, os amigos e o curso não foi fácil, foi pelo contrário extremamente difícil. Trocar pela dúvida do que encontrar e por um montão de sonhos. Não tinha coragem de comunicar a decisão a meus pais, aos meus amigos, meus professores. Mas eu lia e relia a proposta. Percebia que se não tomasse essa decisão hoje poderia me arrepender amargamente depois, porque quando se escolhe um sonho nada é arriscado demais. Não adiantava ser infantil e pensar que não encontraria problemas que tudo seria um mar de rosas porque simplesmente a vida não é assim. Mas o que eu encontrei foi muito mais do que eu esperava. Meus primeiros planos era conhecer e voltar para terminar meu curso, conseguir meu diploma. Sair sem me despedir de ninguem, para todas as medidas foi uma decisão temporária. Mas quando eu cheguei foi impossivel voltar, por mais que gostasse de tudo o que tinha. Eu assistia a aula inaugural, meus companheiros em seus discursos e tinha que me segurar para não chorar com cada palavra pronunciada. Na Unila em encontrei amigos, encontrei pessoas motivadas, pessoas ativas, encontrei apoio, encontrei incentivo, percebi que de novo que realmente se pode fazer muito, se realmente estiver disposto a isso. Nem todas as pessoas podem ser tão apaixonadas quanto eu pela proposta, mas todas ali deixaram algo para trás, todas tem uma história, todas tem sonhos, objetivos.
Conhecer cada pessoa ali com sua ideologia, com sua história faz com que eu cresça cada dia. Muito se há por construir, muitas são as discussões, muitas são as ideias, muitas são as divergencias; mas cada uma delas me deixa um pouco mais feliz porque vejo ali uma tentativa de caminhada.
Aproveito a postagem pra falar da expectativas. Cada vez mais a Unila cria novos cursos, novos professores e profissionais chegam. Eu ainda espero um professor da área de meio ambiente ou interessados pela área para orientar, realizar projetos e pesquisas. Agora faço Ciências Econômicas na Unila e não me arrependo da escolha, porque Economia e Meio ambiente estão extremamente ligados. Só espero que Unila se volte um pouco mais pra essa questão como estava em sua proposta para formar os profissionais nas mais diversas áreas capazes de contribuir para o desenvolvimento latino-americano de forma sustentável porque só assim é um real desenvolvimento.

A todos que vieram para Unila, Sejam Bem-Vindos e nos ajude a construir uma universidade realmente nova.

A todos meus companheiros, muito obrigada de coração por agora realmente fazerem parte da minha vida.


5 comentários:

Jhonata disse...

Ficou demais o post ;)

Vinicius M. Santos disse...

Primeito post que li aqui e me apaixonei. A Unila tem me chamado a atenção cada vez mais, mas ainda tenho muitos receios em relação a ela. Não sei como serão as coisas ainda; essa universidade, no entanto, está me conquistando por inteiro.

Bethie disse...

Amei maninha...

Enigmas disse...

Eu amei as gurias da foto!

Anônimo disse...

Me identifiqei horrores com seu post, adoro a natureza também e fico mau com tudo que vejo por ae, adorei a proposta da Unila e não falei nada para os meus pais, estou esperando a resultado porque sei que vão me chamar de doida e não vão me apoiar em nada. Se eu consegui uma vaga na Unila vou sem nem pensar duas vezes e sem saber o que me espera. Parabéns pelo post, você escreve muito bem e parabéns também pelo blog.

Postar um comentário