domingo, 17 de outubro de 2010

Convivência - Integração

A idéia básica da Unila para os alojamentos era colocar de preferência um brasileiro e um "hispano-hablante", mas isso devido ao volume acabou não se concretizando para todos. E alguns encontraram problemas normais de adaptação em conviver com outros. Minha colega de quarto é uma argentina de Tucuman (na verdade eu nem sabia que existia essa região, conhecimentos advindos da integração) chama Maria Alfonsina, mas como a maioria das argentinas ela usa só o segundo nome (ainda dedicarei toda uma postagem para falar da minha querida colega de quarto). O Alexandre vive com o Rafael um paraguaio muito legal com o qual podemos aprender muito. Rosilene está com Andrea, minha colega de Economia também argentina; assim como a Rocio colega de quarto de Bethânia. Parece que praticamente todos os unileiros aqui cairam com argentinos porque Jhonata está com Franco que é de Cordoba e canta muito bem. Estamos todo o tempo ouvindo espanhol, tentando estabelecer conversas, adquirindo informações, trocando experiências e fazendo amigos das mais diversas regiões. Somos unidos pelo sonho de construir a Unila e um futuro profissional diferenciado. Aqui você encontra pessoas das mais diversas regiões, com as mais variadas crenças e costumes e o mais importante todos disposto a compartilhar e integrar. Vejo-me cercada por um universo que me fascina, onde muito é possível bastante ter a força de vontade e dedicação necessária pra fazer acontecer. Se você quer aprender espanhol, não encontraria um lugar tão bom; guarani, se quiser tentar; quer treinar sua capacidade de convivência não acharia lugar melhor. Ao todo tempo nos vemos inseridos nesse universo com musicas, gostos alimentares, preferências, posturas distintas. Esse é o mundo da Unila que busca inserir os alunos nessa integração para que aqui se formem futuros profissionais capazes de fazer da América Latina um fato concreto. Creio que daqui sairam muitos nomes que serão reconhecidos nacional e internacionalmente.

Viva a Unila e nossa integração única.




Por Rosane




Brasileiros, argentinos, paraguayos e uruguayos na mesma foto.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Olá, já li todo o blog e confesso que estou viciado. Sou alagoano e me inscrevi em Relações Iternacionais na UNILA, isso porque quando soube da proposta de integração da universidade fiquei rapidamente atraído. Espero passar e poder conhecê-los ainda mais. Ah! o blog é ótimo, parabéns! Abraços!

Unknown disse...

Rodrigo vai ser muito interessanter termos um alagoano na Unila. A área de Relações internacionais na Unila é realmente uma oportunidade única de aprendizado. E bontinue a ler o blog estamos nos organizando para mante-lo sempre atualizado

Postar um comentário